Mais comum do que parece, muitas pessoas tem dificuldade em definir qual é o seu público alvo. Outros tem dificuldade em traduzir em palavras que tipo de serviço oferecem.
E você já parou pra escrever que solução você oferece a seus clientes? Qual é mesmo o problema que os seus clientes trazem pra você resolver?

Eu já até perdi as contas de quantas clientes me procuram pra criar uma identidade visual, sem primeiro saber pra que tipo de público querem vender.
Por conta disso resolvi deixar o Briefing de Projeto um pouquinho mais completo e incluir também essas questões tão básicas, porém tão fundamentais.

O Briefing acaba sendo uma ferramenta muito importante pra deixar todos os envolvidos na mesma vibração. A sintonia entre as partes é necessária pra que todos fiquem felizes com os resultados, que surgirão como frutos de o que podem ser meses de trabalho, dependendo do tamanho do projeto.
Apesar de já exercer um papel tão importante, o momento do Briefing também acaba sendo, em muitos casos, a primeira vez que algumas pessoas param pra organizar o foco do seu negócio e que tipo de clientes querem atrair.
Afinal de contas, é fácil você mesma saber o que você oferece, mas traduzir a alma de suas ideias em palavras de forma objetiva, que seus clientes entendam com facilidade... Aí jé é outra história completamente diferente.
E não me entendam mal, o Whatsapp, com suas mensagens de audio, é sim uma linda ferramenta. Mas você ainda não organizou o seu negócio de verdade até que tenha os seus valores, produtos, objetivos e metas registradas por escrito.

Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar nesse processo, livros, guias, cursos... Eu gosto de usar algo que eu chamo carinhosamente de "chave mestra". Funciona como um parênteses em toda essa correria de "quero um logo pra ontem" e convida você a parar, dar um passo pra trás e olhar para dentro de si mesma. Buscar o seu propósito na vida e embarcar em um processo de autoconhecimento.
A perguntas abaixo fazem parte de meu programa especial de autoconhecimento e funcionam como uma grande "chave mestra" capaz de destrancar importantes linhas de pensamento fundamentais na hora de definir que rumo o seu negócio pode tomar e qual é o seu papel neste processo.
Nada mais importante de que conhecer primeiro a grande idealizadora do negócio: Você!
INSTRUÇÕES
O objetivo dessas perguntas é iniciar um processo de autoconhecimento para melhor entender que caminho trilhar em seu negócio.
As perguntas podem ter um cunho muito pessoal pra algumas pessoas e por isso mesmo elas não precisam ser respondidas por escrito nos comentários, basta iniciar estes questionamentos para você mesma em seu planner e separar este momento para se conhecer.
VOCÊ
O que eu tenho de melhor?
Nem todo mundo tem facilidade para responder a esta pergunta que diz respeito ao talento. Pedir ajuda de pessoas próximas pode trazer luz à questão.
Estou maximizando meus talentos e trabalhando meus pontos fracos?
A atividade que você executa hoje em dia vai ao encontro do seu talento, fortalecendo-o? Em relação aos pontos fracos, você sabe quais são e tem trabalhado para desenvolvê-los?
Qual a minha essência e onde me sinto melhor?
Esta pergunta diz respeito aos seus valores pessoais, missão, propósitos de vida e também ao tipo de ambiente em que você encaixa.
Nem todo mundo consegue responder facilmente a todas essas perguntas. Qual foi a pergunta mais difícil de responder?
Aonde quero chegar?
Pensar em objetivos de carreira é formular metas. O planejamento deve compreender três dimensões do tempo: curto, médio e longo prazo.
Lembre-se que metas possuem data para serem alcançadas. Estipule as suas datas.
O SEU NEGÓCIO
Depois de fazer esta autoanálise e escrever em seu planner as suas respostas, você já está pronta para responder o seu Briefing de forma mais tranquila e organizada.
É importante lembrar que quem está fazendo a identidade visual por aqui tem acesso a um fórum especial e privado voltado exclusivamente para o Briefing. É importante aguardar o tempo de avaliação para que o seu acesso seja aberto. Cada pessoa só pode acessar o seu próprio Briefing onde vamos abordar as seguintes questões: O que, a quem, onde, quando, como?
1. O QUE você tem a oferecer aos seus clientes?
2. A QUEM está oferecendo?
3. ONDE está oferecendo?
4. QUANDO está oferecendo?
5. COMO está oferecendo?
Caso já tenha o seu acesso liberado, basta entrar no fórum e responder o seu briefing por lá.
Mas se estiver só de visita aqui pelo blog, espero que o post tenha ajudado com o seu próprio briefing.