Você já cansou de tirar 50 fotos para usar somente as 3 que ficaram boas? É uma realidade que muitas vezes faz com que a gente pense que precisa de uma câmera profissional, ou um telefone de ultima geração pra melhorar a qualidade das nossas fotos.
Pode parecer impossível, mas você não precisa gastar muito pra ter fotos de qualidade, "mas meu cachorro não para quieto!" calma que também vamos chegar lá ;)

Primeiro precisamos abordar um princípio básico de fotografia, e tudo começa pela LUZ!
Fazendo fotos ao ar livre, você consegue uma iluminação maravilhosa, sem precisar de equipamentos profissionais. Mesmo assim é importante ter atenção ao horário para fotografar, pois você depende bastante da iluminação ambiente.
HORÁRIOS
AMANHECER
- Se você fizer fotos antes do amanhecer, na aurora, a qualidade da luz parece mágica, produzindo sombras alongadas e fotos com tons rosados. Apesar de ser um efeito bonito e diferente, não são indicadas pra quem precisa visualizar com facilidade o rosto do pet.

MANHÃ
- No período da manhã, antes do meio – dia, a qualidade da luz é excelente e permite boa iluminação em dias de sol mais suave. É minha luz favorita para fotos... o difícil é acordar cedo.
Se for fazer fotos dentro de casa deixe o seu pet de frente pra uma janela, mas cuidado com o horário pra que o seu pet não receba diretamente diretamente os raios de sol mais fortes.

MEIO-DIA - Ao meio – dia, quando o sol está em sua máxima exposição, o ideal é fazer fotos nas sombras, já que ao fazer as fotos debaixo do sol direto do meio dia as sombras serão curtas e não causarão boa impressão, deixando aquela luz que consideramos “duras”. Sem contar que o sol de meio dia pode ser prejudicial para a saúde do seu pet.

À TARDE
- À tarde, as condições são semelhantes às da manhã, mas como o ar já está poluído pode ser que a visibilidade não seja das melhores. Busque locais com chão claro, pois ele pode atuar como um rebatedor natural de luz.

E aproveite pra fazer umas selfies também, pois chão claro deixa as fotos maravilhosas, até mesmo em dias nublados.

ANOITECER
- Ao anoitecer, as condições são semelhantes às da aurora, com a diferença que as sombras são mais avermelhadas e não rosadas.

PÔR DO SOL
- Ao pôr do sol é possível fazer fotos com os tons coloridos do ambiente.

SOCORRO, MEU PET NÃO PARA QUIETO!
Está cada vez mais comum os celulares e câmeras mais simples virem de fábrica com uma opção de foto em movimento. É ideal pra fotografar esportes, crianças e pets. Mas nem todo mundo pode atualizar o celular... Eu mesma uso um celular de 5 anos atrás! :P
Como alternativa e essa configuração de câmera, existem no mercado algumas opções de clipes que podem ser colocados no seu celular pra chamar a atenção do seu pet com petiscos ou brinquedos.

Aqui no Brasil você encontra em lojas online e também em petshops grandes, franquias, etc. Como alternativa você também pode usar uma fita adesiva, dessas bem comuns mesmo, que todo mundo tem em casa. A famosa gambiarra ;P
Enviando foto como referência pra uma pintura?
Qualidade da foto:
- Não precisa ser foto profissional. Quanto mais detalhes forem visíveis na foto, melhor. No entanto, foto de celular já é suficiente.
- É aconselhável que os olhos, nariz, boca e orelha estejam visíveis na foto, pois a proporção de distância entre estes é o que auxilia o reconhecimento da fisionomia do pet na arte.
- De 1 a 3 fotos por pet já são suficientes. Caso exista a necessidade de mais fotos, estas serão solicitadas. Ao enviar mais de 3 fotos somente as 3 primeiras serão consideradas.
Exemplos:

Em vermelho estão os exemplos de como NÃO enviar as fotos.
Em verde estão os exemplos de fotos boas para enviar.
Você pode escolher enviar foto com a expressão neutra ou com algum detalhe como um "sorriso" ou a linguinha de fora. A pintura será feita conforme a foto.
Mesmo assim ainda ficou em dúvida sobre qual o melhor horário para fotografar?
Faça testes antes no local que pretende fotografar e analise as fotos em diferentes horários, assim você definirá o melhor horário do dia para os ensaios.