Reiki

Usui Shiki Ryōho
The Usui System of Reiki Healing

Curso

Usui Reiki Ryōho

  • Level I

  • Level II

  • Master

Instituição

Reiki Master: Lisa Powers

Institute of Health and Wellness

Ano

2021

Situação

Concluído

linhagem reiki usui
linhagem reiki hayashi
linhagem reiki takata

O Reiki enquanto técnica de imposição das mãos surgiu em 1922. Ela foi desenvolvida por Mikao Usui, o qual após meditar e jejuar durante 21 dias no Monte Kurama afirmou ter criado uma técnica de cura baseada na imposição das mãos.

Durante esse tempo, Usui, que era budista praticante, levou os sutras (escrituras) do Tibet e estudou-os no intuito de obter esclarecimentos sobre como curar.

Na madrugada do vigésimo primeiro dia, após ampliar a consciência com suas práticas de meditação, Usui teve uma visão na qual recebeu os símbolos do reiki, o significado dos mesmos e como utilizá-los.

reiki certificate real lineage proficiency certificado linhagem reiki real valido internac

Minha Jornada

 

Quando comecei a jornada para me tornar praticante de Reiki, eu sabia pouco sobre os diferentes níveis de domínio e seus significados. De certa forma, acredito que me beneficiei de entrar com uma mente clara e aberta.

Mas eu acredito que uma compreensão geral sobre o que é o Reiki pode ajudar não apenas aqueles que procuram se tornar praticante de reiki, mas também aqueles que estão em busca de um praticante para receber o Reiki.

Reiki é uma técnica ou método, baseado em princípios que foram utilizados no Japão na primeira parte do século passado e está baseado em princípios da Medicina Tradicional Chinesa.
Suas técnicas permitem a conexão direta do “ser” com a fonte de energia curativa. Uma vez "sintonizado" por um professor, qualquer pessoa pode canalizar essa energia, independente de religião, idade, grau de instrução.

Na sua forma original, Reiki é uma trilha para o esclarecimento, para o autoconhecimento, para o encontro com um estado permanente de paz, amor e luz.
REIKI é para ser vivenciado e não explicado. É como o Amor, só pode ser compreendido se o vivenciarmos.

Aspectos da Certificação

 

Usui Shiki Ryōho refere-se ao sistema de Reiki que chegou até nós através da linhagem:

Mikao Usui > Chujiro Hayashi > Hawayo Takata.

Apesar de em várias ocasiões a Mestre Takata referir Reiki como “Usui Reiki Ryoho”, ela usou o nome “Usui Shiki Ryoho” nos seus certificados. Não existe certo e errado, as duas duas formas de escrita são aceitas.

A "sintonia" é o que torna o Reiki único em relação a outras formas de toque curativo e trabalho energético.

 

Esta cerimônia, chamada Reiju (Ray-joo) em japonês, é realizada pelo mestre de Reiki durante cada nível para abrir e expandir os principais canais de energia do corpo do aluno, permitindo que a energia universal, também conhecida como Qi / Chi / Ki, flua mais livre e profundamente através deles.

 

Tende a eliminar bloqueios no corpo e pode levar a mudanças significativas de energia no indivíduo.

Embora seja possível receber treinamento de Nível 1 e Nível 2 durante o fim de semana (por algumas centenas de dólares, dependendo de onde você mora), você também pode encontrar treinamentos que se estendem por semanas ou meses. Normalmente, o mestrado em reiki é mais intensivo e leva meses para ser concluído.

Os 5 Princípios do Reiki

 

Um dos maiores legados de Mikao Usui é o Gokai – Os cinco princípios do Reiki. Este é um legado não só para praticantes de Reiki mas também para qualquer pessoa. São valores morais, atitudes, formas de levar na vida que, quando praticadas, nos ajudam a melhorar e elevar a consciência.

Apesar de ser um texto curto atribuído a Usui, na verdade deriva da “Canção de Conduta” (shosei no uta) composto pela anterior seishin ryōhōka Suzuki Bizan (Suzuki Seijirō). Em sua Kenzen Tetsugaku (Filosofia da Saúde), uma síntese de práticas do autocontrole neoconfucionista e princípios Cristãos, Suzuki delineou cinco preceitos a serem recitados diariamente.

Não é segredo para ninguém que traduções são complexas e muitas vezes fica difícil transferir o significado total de um texto para vários idiomas, sendo assim hoje existem muitas variações desse texto, sendo uma delas

gokai reiki principio do reiki saeloveart psicanalista, terapeuta

"O segredo para atingir a felicidade

A cura natural para todas as doenças

Somente por hoje, não se zangue,

Não se angustie, seja grato,

Seja diligente, seja gentil para com os outros.

De manhã e à noite, com as mãos em oração,

Tenha isto em mente e diga-o em voz alta."

Reiki na Prática

Hoje em dia é possível encontrarmos diversas variações do Reiki, entre eles a xamânica, a tibetana, a karuna e a sufi. Cada uma dessas técnicas pode conter símbolos diferentes dos usados por Usui. Muitas vezes, elas também apresentam procedimentos diferenciados.

O Reiki não "pertence" a nenhum grupo de pessoas específicas. Ele está ao alcance de todos. Não se resume a ser simplesmente uma prática, mas também está alinhado à um estilo de vida mais saudável e sereno, que prioriza a paz interior.

Muitos Terapeutas de Reiki, durante seu processo de estudo e autoconhecimento, costumam também iniciar a prática de meditação, yoga, autorreflexão e buscam se alimentar de forma mais natural e saudável.

com misha e certificado reiki dia a dia reiki diário.jpg

Somente o hoje.
Sem o peso

do ontem.
Sem a ansiedade

do amanhã.

Como o Reiki funciona?

 

O Reiki circula de forma livre por nossos canais energéticos, percorrendo e harmonizando nossos órgãos e células e, fortalecendo as funções vitais.
Os bloqueios na livre circulação energética geram enfermidades. Na maioria das vezes, referidos bloqueios ocorrem por excessos de naturezas diversas que cometemos. Nosso próprio corpo libera energias que produzem barreiras impedindo o fluxo de energia vital.


Expressões e palavras como: Método de cura natural, técnica de imposição de mãos, energização, fortalecimento da energia, harmonização dos chakras, canalização da energia vital, terapia de cura, terapia complementar, etc… são apenas atributos com os quais revestimos o Reiki, de modo a torná-lo mais fácil de ser compreendido pela mente racional.

Foi justamente buscando esta simplicidade e facilidade de compreensão que as definições resumidas abaixo foram escritas.

Níveis

O Reiki possui três níveis, sendo que o terceiro, o de mestre, se divide em duas partes. O primeiro nível torna a pessoa aberta para ser um canal da energia do reiki e a cura se dá mais no âmbito físico.

O segundo nível, segundo os mestres de Reiki, possibilita a cura a distância. No grau de mestre, o praticante busca um maior autodomínio, realizando seus sonhos. Nesse estágio, se realiza a cura espiritual e o desenvolvimento da consciência. O grau de mestre é o de professor, onde o praticante poderá iniciar outras pessoas no Reiki.

 

Símbolos

O Reiki trabalha com uma série de símbolos sagrados que são recebidos da segunda sintonia em diante. Esses símbolos possuem certas funções especificas e servem para fortalecer a aplicação.

 

Posição das mãos

Existe uma sequência de posições das mãos no qual o terapeuta de Reiki vai tratando as várias partes do corpo em breve períodos de tempo. No entanto, isso não é uma regra fixa e pode haver momentos em que existe maior necessidade de permanecer mais tempo com as mãos em determinadas posições.

É indicado o terapeuta usar sua intuição e sensibilidade para saber onde há maior necessidade. Existe uma sequência de posições de mãos tanto para auto aplicação quanto para o uso em outras pessoas.

chakra-steps.png
chakra-diagram.png

Chakras

Os chakras são círculos de energia no corpo sutil descrito pelos yogues em antigos tratados em sânscrito da Índia. São descritos geralmente em forma de sete chakras principais, sendo que cada um está relacionado com determinadas emoções que se estiverem desequilibradas podem indicar um distúrbio no chakra relacionado. Também possui uma sequência de posições de mãos tanto para auto aplicação quanto para o uso em outras pessoas.

 

Duração

A duração da aplicação pode variar de acordo com o nível de reiki em que a pessoa está sendo iniciada, bem como a idade de quem se está aplicando. Com nível um, a aplicação pode durar entre 60 a 90 minutos. No nível dois, entre 10 a 15 minutos. As pessoas idosas e crianças podem ser aplicadas por menos tempo.

REIKI diploma_edited_edited_edited.jpg

Os diferentes níveis de formação do Reiki

LEVEL I (Shoden)

Formação Reiki no Primeiro Nível, aborda os seguintes tópicos:

  • O que é Reiki

  • Como Reiki trabalha

  • O Reiki pode curar

  • A “história” do Reiki (Ou seja, a “parábola” ou “história sobre o Mestre Usui, a sua missão, a sua experiência do fenómeno do que é Reiki e a resposta que o seu “poder de cura” provocou naqueles que ele, livremente, procurou para partilhá-lo)

  • Os cinco princípios de Reiki

  • Os Níveis de Reiki

  • A discussão sobre as iniciações de Reiki

  • A “crise de cura”

  • Enraizamento

  • Autotratamento

  • Tratar os outros

  • Terminar uma sessão

  • Linhagem

  • São dadas quatro iniciações no primeiro nível.

LEVEL II (Okuden)

Formação Reiki no Segundo Nível, abrange os seguintes tópicos:

  • A revisão do Primeiro Grau

  • O que é o Segundo Nível de Reiki

  • Os três símbolos do Segundo Nível

  • Como desenhá-los, os seus nomes e significado

  • Várias maneiras de usar o símbolo

  • Cura à distância – vários métodos

  • A autotratamento com os símbolos

  • Tratar os outros com os símbolos.

  • Linhagem

  • Sintonização do Segundo Nível

 

Level III & MASTER (Shinpiden)

Formação Reiki no Terceiro Nível, aborda os seguintes tópicos:

  • Revisão de Primeiro e Segundo Níveis

  • O que é o nível de Reiki de Mestre

  • O símbolo do Mestre Usui

  • Como desenhá-lo, o seu nome e significado

  • Discussão e demonstração das iniciações de Reiki.

  • A capacitação técnica da respiração

  • Linhagem

  • Sintonização do Terceiro nível

    • Após a qual os alunos praticam dar (e receber) sintonizações.